Kanban: Afinal um card pode ou não voltar nas colunas? Exemplo prático

No Kanban, o card pode ou não pode voltar?

Para responder a essa pergunta, vou ilustrar uma história.

Começando com o problema

Sabadão, Solzão, céu azul, um dia lindo para ir à praia. Mas não para Davi, que aproveitará esse lindo dia para colocar a casa em ordem.

Davi tem 3 tarefas para fazer: lavar a louça, estender a roupa e arrumar a casa.

Como Davi tem alguns conhecimentos sobre Kanban, ele sabe que, se fizer as 3 tarefas ao mesmo tempo, será ineficiente, portanto ele só começará a próxima quando terminar a tarefa atual.

Davi pegou alguns posts-its que tinha em sua gaveta e resolveu fazer na parede da sua casa um quadro Kanban. Dividiu em 3 colunas: “Para Fazer”, “Fazendo” e “Feito” e colocou em 3 post-its diferentes, cada uma das tarefas a serem realizadas e as colocou na coluna “Para Fazer”.

Iniciando as atividades

Davi resolveu começar lavando a louça. Então, passou o post-it “Lavar louça” de “Para Fazer” para a coluna “Fazendo” no seu quadro Kanban montado provisoriamente na parede de sua sala.

Em determinado momento, o detergente que Davi estava utilizando acabou sem que toda a louça estivesse limpa. Foi quando Davi ligou para seu vizinho e pediu que o emprestasse um pouco de detergente pois o dele havia acabado. O vizinho, muito solícito, disse que poderia emprestá-lo e que dentro de alguns minutos, levaria-o até sua casa.

Nesse momento, Davi encontra-se impossibilitado de seguir lavando a louça e, até que o vizinho chegue com o detergente, fará outra tarefa.

Cenário 1: Voltando o card

Enquanto espera o detergente, Davi pegou o post-it “lavar louça” e retornou para a coluna “Para Fazer” já que esta atividade não estava mais sendo realizada.

Em seguida resolveu começar “estender a roupa”.

Passado algum tempo, sua esposa que estava na rua curtindo uma bela praia, viu aquele quadro Kanban improvisado na sua parede e, sem saber que o detergente havia acabado enquanto Davi lavava a louça chegou a seguinte conclusão “Davi está estendendo a roupa. Ainda falta lavar a louça e arrumar a casa”.

Cenário 2: Deixando o card onde está

Enquanto espera o detergente, Davi pegou uma caneta vermelha e desenhou um pequeno círculo no post-it “lavar a louça” e fez uma pequena anotação “aguardando detergente emprestado pelo vizinho” mas não moveu o post-it, deixando-o na coluna “Fazendo”.

Enquanto aguarda o detergente, Davi não quer ficar parado e resolveu começar “estender a roupa”.

Passado algum tempo, sua esposa que estava na rua, curtindo uma bela praia viu aquele quadro Kanban improvisado na sua parede e chegou a seguinte conclusão “Davi começou a lavar a louça, mas precisou parar por falta de detergente e no momento, está estendendo a roupa. Ainda falta arrumar a casa”.

Reparem que o cenário 2 comunica melhor a história de Davi até aqui.

Lembrando que o quadro Kanban, é uma ferramenta visual de comunicação.

E aí? Está errado voltar o ticket? Pode até não ser errado, mas volta-lo tira a transparência, deturpa a história e reduz o senso de urgência da tarefa que havia sido começada.

Essa é uma discussão comum nos times de desenvolvimento. Ainda se considerarmos o Cenário 2, dado ao senso de objetivo do time e limitando a quantidade de tarefas “A fazer” o time pode lidar, isso irá ajudar caso um outro membro do time se libere, a resolver o bloqueio e terminar a atividade. O que poderia acontecer no exemplo, caso o detergente chegasse enquanto Davi ainda estende as roupas, sua esposa poderia terminar a tarefa de lavar a louça, que estava inacabada.

Encontrei esta postagem no Linkedin e achei um grande exemplo que explica bem como e porque não é aconselhado mover os cards para uma posição anterior. Você já chegou neste estado, então a menos que o trabalho vai precisar de um recomeço, ele deve ser mantido onde parou.

E aí? o que achou desta dica? fez sentido para você? Comente abaixo!

Deixe aqui seu comentário sobre este assunto e como ele lhe ajudou ou e se fez sentido para você. Compartilhe nas suas redes e com amigos e colegas!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp