Afinal, Scrum é melhor que Kanban ?

Qual é a melhor metodologia para se usar no projeto? Já parou para pensar sobre isso? Se a resposta for “sim” então reserve um tempo e leia o conteúdo abaixo.

Qual é a melhor?

Scrum é uma metodologia muito completa, ela prevê diversos ritos ou cerimônias para acompanhamento das atividades. Segundo o livro Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, é possível aplicar o Scrum em qualquer atividade, inclusive neste livro você vai poder ver alguns exemplos. Um dos grandes segredos do Scrum é o tratamento de impedimentos, por isso ele permite que a velocidade do time aumente, você simplesmente remove obstáculos que fazem seu time “esperar”, organiza o backlog em uma ordem que faça sentido e que permita o time acelerar em direção ao resultado. Alguns autores mencionam que Scrum não é sobre velocidade, mas sim sobre aceleração!

Então, Scrum é a melhor metodologia, certo? Vamos ver.

Tá, mas e o Kanban? Kanban é um método maravilhoso, ele é enxuto e permite uma mudança de rumo e controle das atividades excelente. Dependendo do time ele pode ser extremamente eficiente. Kanban é largamente aplicado em linhas de produção, por nõa demandar um grande conhecimento e permitir uma gestão visual, ele promove a transparência como ninguém!

Kanban nada mais é que um quadro na parede, ou o equivalente a isso, com algumas regrinhas simples. O grande objetivo é manter o fluxo de trabalho sempre em movimento. Usando um Kanban, muitas vezes, você não precisa parar para uma reunião de planejamento de sprint, por exemplo, segue tendo seus objetivos a curto e longo prazo, mas tudo acaba senso mais enxuto.

Então, ele é o melhor a usar? Será?

O que devo escolher, afinal?

A grande questão não é bem qual escolher, mas escolher um deles. Tome uma decisão e execute! Independente de ela estar certa ou não, talvez ao iniciar o projeto você não vai ter as informações necessárias para isso. Mesmo outros métodos podem lhe atender com maestria se bem aplicados, se eu puder lhe dar um conselho seria utilize inicialmente o que mais está confortável.

Utilize o método mais padrão possível, porém sem grande exageros. Inicialmente os times não acham valor na grande maioria dos ritos e cerimônias ou o andamento das tarefas não se adapta. Esta são conversas que você verá bastante. Não se abale por isso, tente executar e mostrar valor, trazer números ao final das iterações. Por mais simples que possa ser, haverá mudanças significativas. E, se estiver dando errado reavalie.

Inspeção e Adaptação

Ao ver que o resultado não está vindo, avalie uma troca da metodologia. Sim! você pode fazer isso caso veja necessidade. Não fique abraçado cegamente ao que não está funcionando. 

O grande segredo aqui é a rodada de Inspeção e Adaptação, isso vale para o processo também.

E o Melhor?

Já percebeu que a regra aqui é que não vai existir um melhor. Vez ou outra vai ser mais fácil de identificar qual a metodologia mais apropriada. Em geral se usa Kanban para times que não possuem uma previsibilidade muito boa de backlog, times de suporte ou que trabalham em tarefas sob demanda.

Scrum funciona muito bem em times que conseguem ter um backlog mais refinado, organizado e previsível, embora você deva deixar um espaço para imprevistos.

O grande recado é, escolha uma Scrum, Kanban ou outra que você conheça. Avalie o resultado após algum tempo e veja se fez sentido.

 

Gostou do conteúdo, deixe a sua opinião e compartilhe!

Deixe aqui seu comentário sobre este assunto e como ele lhe ajudou ou e se fez sentido para você. Compartilhe nas suas redes e com amigos e colegas!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp