Burndown: Identificando Bloqueios e Impedimentos
O Burndown do Sprint é uma ferramenta gráfica usada na metodologia ágil Scrum para visualizar o progresso de uma equipe durante um sprint. Um sprint é um período de tempo fixo, geralmente de duas a quatro semanas, no qual uma equipe se compromete a entregar um conjunto de funcionalidades ou incremento de produto.
O gráfico de Burndown mostra a quantidade de trabalho restante ao longo do tempo durante o sprint. Ele é representado em um eixo horizontal (tempo) e um eixo vertical (trabalho restante), indicando como a equipe está progredindo em relação ao plano original.
A linha de Burndown ideal, muitas vezes representada como uma linha reta descendente, mostra a quantidade de trabalho que a equipe planejou concluir até o final do sprint. A linha real do Burndown é atualizada diariamente para refletir o trabalho concluído e o trabalho restante.
O Burndown do Sprint é valioso por vários motivos:
Visibilidade do Progresso: Permite que a equipe e os stakeholders vejam visualmente como o trabalho está progredindo durante o sprint.
Identificação de Bloqueios: Desvios no gráfico podem indicar bloqueios ou impedimentos que a equipe precisa abordar.
Tomada de Decisões: Fornece informações cruciais para tomada de decisões durante o sprint, como a necessidade de ajustar o plano ou realocar recursos.
Previsibilidade: Ajuda a equipe a manter a previsibilidade, adaptando-se continuamente para atingir as metas definidas para o sprint.
Ao usar o Burndown do Sprint, as equipes ágeis podem melhorar a transparência, colaboração e capacidade de resposta, elementos essenciais para o sucesso no desenvolvimento ágil de software.
Interpretando o Burndown
O andamento do Burndown pode ajudar e muito no progresso de uma sprint e ele fala muito sobre como o time atende as demandas. O grande objetivo é o time trabalhar unido e focado no objetivo principal da sprint, mas como identificar os problemas, simplesmente olhando um gráfico? Vamos a alguns exemplos
Cada um por si

Quando cada membro do time está focado em sua atividade somente, não há um comprometimento com o objetivo da sprint. Muitas vezes o time acaba por não entregar o que foi planejado.
Histórias sem fim

Parecido com o anterior, mas quando as user stories estão muito complexas e demoram muito para serem finalizadas, pode demonstrar que seu time precisa melhorar o refinamento ou simplificar as user stories.
Baixo Comprometimento

A primeira vista pode parecer que o time está performando bem, mas quando na verdade pode haver uma estimativa errada das historias, considerando um esforço maior que o necessário. Então o time acaba entregando menos do que poderia.
Time Resultado

Este seria um Burndown ideal de um time que está entregando bem e ajustando os impedimentos e objetivos ao decorrer da sprint. Para isso é preciso entender dos impedimentos e realizar a inspeção e adaptação diariamente.
Identificando Bloqueios e Impedimentos

Ao perceber uma linha contínua no Burndown pode significar que seu time está tendo problemas para finalizar as tarefas. E um “impedimento” nem sempre é um bloqueio externo, mas o simples fato de uma tarefa estar levando mais tempo que o esperado já é um impedimento. Pense bem, se sua sprint é de 2 semanas (10 dias úteis) e você passar tempo demais com sua primeira tarefa, a sua próxima será afetada. Neste caso, isso pode ser levantado como um impedimento e, talvez seja necessário rever a alocação do time. Bloqueios externos são mais facilmente identificados pelo time, mas um atraso ou problemas na implementação raramente são levantados. É muito importante o time ter a confiança e transparência necessários para poder comunicar não está conseguindo avançar em uma história, seja qual for o motivo.
Quando a Ação é Necessária

Tome uma decisão, ou alguém irá fazê-lo por você! Isso pode levar ao sucesso ou falha da sprint.
É importante sempre ter em mente qual o objetivo da sprint, isso guiará o time até o final, mesmo que sejam necessários alguns ajustes no caminho. Bugs e atividades paralelas podem surgir no meio do caminho, de acordo com a natureza do time isso deve estar considerado na capacidade produtiva do time. Como o time vai responder de acordo com as mudanças pode ser o ponto que irá decidir o sucesso ou falha da sprint.
Conclusão
Burndown é mais que um gráfico, eu não enquadraria ele em uma “KPI”, por exemplo. Ele mede o progresso do time, e é basicamente isso. Deve ser usado todos os dias durante a sua Daily Scrum e questionando o time sobre o andamento. A Daily é uma ferramenta poderosa, falaremos mais sobre ela. Basicamente é o momento de analisar, inspecionar e adaptar o que for necessário, utilize a ferramenta do Burndown a seu favor.

Deixe aqui seu comentário sobre este assunto e como ele lhe ajudou ou e se fez sentido para você. Compartilhe nas suas redes e com amigos e colegas!
Deixe um comentário