Retrospectiva, a reunião mais importante da sua Sprint

Pode até não parecer, mas a retrospectiva é a reunião mais importante da sua Sprint!

Um dos grande conceitos de qualquer Metodologia Ágil é a adaptação, e aprender com os erros. Cada time é diferente e tem um modo individual de trabalhar, então não existe fórmula mágica, é preciso adaptar soluções e ver o que funciona, ou não. E neste quesito entram vários tópicos, vai desde o modo como o time “move os cards” até mesmo a solução técnica que está sendo usada.

Entretanto, muitos vão argumentar por aí que o Ágil é uma bagunça, não tem documentação e sempre se trata de entregar algo que qualquer jeito, desde que funcione. Não é bem assim. O MVC pode ser sim alguma solução rápida para que o cliente avalie a solução proposta, nem sempre ela vai ser desenvolvida nos melhores padrões existentes, pois a grande questão é testar uma hipótese ou mesmo entregar algum sistema funcionando. Entretanto, com o decorrer das Sprints, existe uma coisa que muitos já conhecem que é o tão temido “débito técnico”. Como encaixar ele em uma Sprint, e quando?

Então, o ideal é SEMPRE alocar uma parcela da sua Sprint para eles, senão vai ficar complicado de dar manutenção em algo no futuro.

Tá, então ficam as questões: como eu sei que algo precisa ou não de um débito técnico, ou ainda como eu defino a necessidade de atuar em algo parecido?

A resposta pode estar em uma boa Retrospectiva. Avalie o que o time vem fazendo nas últimas semanas e se os esforços estão dando o  resultado esperado. É importante avaliar algumas coisas durante a famosa “Retro”, e o time precisa estar confortável para ver os pontos positivos e também “cutucar a ferida” e avaliar o que deu errado.

O formato

Existem várias formas de se fazer uma Retrospectiva, normalmente acaba por ser uma reunião mais informal e descontraída. Ela é feita assim para que o time se sinta confortável para tratar dos problemas. Trazer os problemas a tona fará da Retrospectiva a reunião mais importante da sprint. Ok, mas o que precisa ser tratado em uma retrospectiva?

A fórmula básica, prevê estes 3 itens:
– O que está funcionando
– O que deu errado
– Pontos de ação

Tudo bem, mas e aí? é importante que os pontos de ação, sejam classificados, assim como os problemas. Irão existir problemas que o time não consegue resolver, problemas sistêmicos da própria empresa e, talvez, seja necessário conviver com eles, então avalie bem se vale a discussão. Capte os problemas que podem ser resolvidos, preferencialmente os mais internos, que o time mesmo pode resolver. Coloque estes itens de melhoria já no backlog da próxima Sprint.
Defina um responsável para cada item, isso é importante.

Importante

Certo, o objetivo é sair da reunião com estes pontos de melhoria e ações a serem executadas, porém não defina muitos itens ao mesmo tempo, pois o time irá perder o foco! Um ou dois itens a serem alocados na próxima Sprint já está de bom tamanho.
Lembre-se que você não irá mudar o mundo de uma só vez!

Icebreakers e Dinâmicas

Lembre-se de incluir também um momento “Icebreaker” na sua Retro. Se o time não for bem entrosado, pode fazer isso com algum exercício de dinâmica.

Por se tratar de uma reunião de encerramento de Sprint, é importante trazer ela em uma forma mais descontraída, para deixar o time um pouco mais confortável para compartilhar os problemas. Principalmente em times novos, ganhar a confiança do time e formar aquele ambiente confiável para todos é importante.

Para conduzir a reunião existem várias formas, e uma delas é a clássica do “Sailboat” onde o time irá incluir os impedimentos e problemas como uma “âncora”, pois segura o barco. Irá incluir os pontos positivos como o “vento”, pois empurra o barco para frente.  Além de outros pontos que podem ser adicionados, caso deseje.

Retrospectiva da sprint em sailboat
Retorne aos itens do passado

Lembre-se de trazer de volta os itens das Retrospectivas anteriores também, principalmente os que tiverem sido resolvidos ou encaminhados. Assim o time cria o sentimento de que os problemas levantados estão tendo a devida importância. Pode haver casos em que não tenha sido possível resolver muitos problemas, porém deixe isso claro para o time.

Assim como itens de desenvolvimento, as ações podem acabar precisando de mais tempo para se solucionarem por completo. Então tenha em mente que está havendo algum progresso com elas também e, se possível, quebre em tarefas menores para facilitar o acompanhamento.

Dicas

Utilize ferramentas visuais, um quadro na parede ou uma ferramenta como o Miro, são excelentes. Inclusive no Miro há diversos templates bem legais para Retrospectivas.

Se quiser ter mais ideias sobre dinâmicas e exercícios para o time, recomendo fortemente o site FunRetrospectives, invista alguns momentos olhando os exercícios propostos por lá!

Se conseguir fazer com que os objetivos sejam atingidos, você irá entender o porque a Retrospectiva é a reunião mais importante da Sprint.

Deixe aqui seu comentário sobre este assunto e como ele lhe ajudou ou e se fez sentido para você. Compartilhe nas suas redes e com amigos e colegas!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp