Tendências para 2024 na Gestão de Projetos: Rumo ao Futuro
Algumas tendências para o mercado de 2024 que podem fazer a diferença na carreira. Alavancar grandes resultados e tornar seu dia a dia mais dinâmico e eficiente.
Se adaptar ao mercado tem muito a ver com agilidade, visto que o grande foco é a inovação e adaptação. O grande objetivo neste caso é a geração de valor ao cliente. Além de se manter atento aos dados e métricas pode ser um grande aliado durante este processo.
Inteligência Artificial
Apesar de inúmeras discussões a respeito de que se a IA vai ou não substituir o ser humano, ainda não podemos dizer com certeza tudo o que será ou não substituído por ela. Assim como na revolução industrial, onde várias máquinas tomaram conta da indústria e reduziram a necessidade de muita mão de obra braçal. A Inteligência Artificial veio para ficar, e pode assustar tudo que ela pode fazer.
Bem da verdade, já esperávamos por isso desde a criação dos primeiros computadores. Cálculos e análises ficaram cada vez mais rápidos e eficientes, informações trafegam muito mais rapidamente e por aí vai.
Adotar a IA hoje em dia é uma realidade. Esteja adaptado e aprenda como ganhar mais este aliado. Coletar, organizar e classificar informações agora está muito mais rápido com a IA. As aplicações são muitas e outras ainda estão por vir, esta é só a ponta do iceberg.
Automação
É curioso que em pleno 2024 este ainda seja um assunto pouco abordado nas empresas, no que tange o assunto de testes e automação, principalmente. Processos automatizados vão além daquela “rotina” que roda no período da madrugada para fazer algum processamento muito demorado para ser executado durante o dia.
A regra é bem simples, se existe algum trabalho repetitivo, possivelmente ele pode ser automatizado. Se este trabalho é crítico e realiza algum tipo de validação, ele DEVE ser automatizado. Imagine um teste de regressão de sistema, feito manualmente. Ao decorrer do tempo, aquela pessoa que se tornou especialista neste teste acabara por pular um passo ou outro, pois nunca dão problema. Ou ainda, ao trocar a equipe, alguma informação irá se perder, inevitavelmente. A automação deste tipo de processo irá garantir que ele será executado da mesma forma sempre.
Análise de Dados
Análise de dados e também Big Data pode transformar a maneira como projetos são gerenciados. Trazer a informação de forma clara e objetiva, de uma maneira que possa se tomar conclusões e trazer insights.
A apresentação e tratamentos dos dados é importante e aqui fazemos ainda um gancho para o primeiro tópico, a utilização da IA para formatar e apresentar os dados da melhor forma. Estamos na era da informação, na verdade estamos nela já faz um bom tempo. Quanto tempo vemos redes sociais fazendo uso de algoritmos que ajustam os interesses e mandam sugestões, nada mais é que o ajuste da informação direcionada a um resultado.
Trabalho Remoto e Distribuído
Gestão Híbrida de Projetos
Assim como o modelo de trabalho, a gestão também se adaptou. Na verdade ainda pode ser considerada uma gestão ágil, visto que na gestão ágil trabalhamos com adaptação à mudança. No caso, quem está mudando é a própria gestão.
Todo e qualquer framework ágil, prevê mudanças de acordo com a necessidade de cada um. O que você precisa se apoiar são nos conceitos e ver quais fazem ou não sentido. De certa forma, estamos falando de eficiência. Aquela máxima de gerar um processo custoso e burocrático para tudo não existe mais e, quem estiver usando irá ser atropelado.
Não é uma festa, é preciso gerar resultados, por isso muita calma ao começar a remover tudo o que vê pela frente. Adapte, baseado no que melhor funciona para você, porém faça testes e medições do que está dando certo ou errado.
Geração de Valor e Experiência do Cliente
Gerar valor é o carro chefe de qualquer time ou empresa. Trazer o cliente para dentro do seu processo de criação vai lhe ajudar nisso. O produto que funciona vale muito mais que uma lista de atividades no seu backlog. Tenha em mente que muitas das funcionalidades pensadas por você, ou pelo time, podem acabar por nem serem implementadas caso o cliente não veja valor nelas. Não deixe para depois melhorar a experiência do cliente. Sistema lento ou que demanda muito esforço para atividades simples, precisa ser revisto. Processos complicados demais, talvez possam ser simplificados.
Entender a necessidade do cliente pode ser desafiador, pois você não terá um manual para isso e cada cliente vai ser diferente. Coletar feedback trazer opiniões e colocar o time para atuar em conjunto com as partes interessadas pode ser um caminho. Fazer com que o time pense em soluções junto do cliente.
É uma questão de adaptar, realizar entregas curtas e rápidas, para que seja possível mudar o curso quando for necessário. Evitar que uma funcionalidade seja complexa demais a ponto de perder o foco e objetivo.
Apesar de serem 6 tópicos separados, eles estão unidos pelo principal que seria a geração de valor. Se não estiver gerando valor, nada terá sentido. O mercado da gestão de projetos está em constante evolução e repleto de inovação e desafios. Busque sempre se adaptar a novas tendências e se atualizar de tudo que seja relevante. Aqueles que conseguirem abraçar as tendências e aplicarem as técnicas com eficiência estarão bem posicionados no mercado do futuro.
Livros recomendados sobre metodologia ágil:
- “Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” – Autor: Jeff Sutherland
- “Lean Enterprise: How High Performance Organizations Innovate at Scale” – Autores: Jez Humble, Joanne Molesky, Barry O’Reilly
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